28 abril 2014

Seu sonho é o que te move!

        Sei que você que está lendo o blog não está muito interessado nos meus pensamentos, mas esse blog além de uma ferramenta para ajudar futuros intercambistas também é uma maneira de eu me ajudar, então vou desabafar aqui. Tenho ouvido muitas coisas do tipo "UM ANOOO? Você é louca?", "Você não pensa na sua família que vai sentir saudade?", "Certeza que você vai querer voltar antes da hora..." e outras coisas do tipo e eu, sinceramente, não entendo essas pessoas! A decisão de realizar um intercâmbio é muito difícil, SIM, e é exatamente por isso que aqueles que tomam essa decisão são pessoas de atitude que não devem se abalar com esses comentários. Muitas pessoas pensam pequeno, querem fazer uma faculdade qualquer e construir a vida em uma cidade pacata do interior sem almejar nada, EU NÃO PENSO ASSIM  e me orgulho disso! Não vou me contentar com qualquer coisa, eu quero mais, eu quero muito mais! O seu intercâmcio é você quem faz então vá em frente, seja uma pessoa de opinião própria e siga buscando seus objetivos sem se deixar levar pela opinião alheia. Se você analisou os prós e contras e decidiu que quer realmente fazer intercâmbio, tudo que eu posso dizer é :VÁ EM FRENTE.

Seu sonho é o que te move!

17 abril 2014

Dream?!

Faltam exatamente 100 dias pro começo do meu intercâmbio!! Isso mesmo, apenas 100 DIAS. Agueeeeeeenta coração!! 
Eu vou viajar dia 26 de julho, uma semana depois do meu aniversário (18 de julho), ou seja, viajarei com 17 anos. Ainda parece que estou sonhando, não sei se choro ou se dou risada pois estou ao mesmo tempo feliz, ansiosa e assustada. É um ano que pode mudar a minha vida e depende só de mim e tudo isso começa em APENAS 100 DIAS!.
#aguentacoracao #alabama #estachegando


14 abril 2014

Primeiros contatos

Meu primeiro contato, como já mencionei antes, foi através de e-mail e posteriormente pelo facebook, mas hoje foi um dia INÉDITO na minha vida! Usamos o skype! Pra variar, alegria de pobre dura pouco, e meu skype deu defeito e não conseguimos nos ouvir, porém eu consegui vê-los, eles me viram e foi mágico ♥ Consegui ver os três e até mesmo o Spanky, o cachorro da família. Se você é um pré-intercambista, vale muito a pena tentar essas formas de contato pois aproximam você da sua host family e te dão uma super injeção de ânimo.

10 abril 2014

Mantenha-se informado

Hey guys,

como pré-intercambista eu tenho MUITAS curiosidades a respeito de como vai ser a minha vida nos EUA e até mesmo sobre o que ainda preciso fazer antes de chegar lá. Uma dica boa é ler blogs: isso aí galera, meio caminho andado, continuem lendo esse blog! haha

    Ler blogs é fácil pois você pode ler não importa onde esteja, e se precisar parar pra fazer alguma coisa ou tiver algum compromisso é só voltar de onde parou. Outra dica boa é ver diários de intercâmbio. Confesso que gosto muito de assistir e quando começo não tenho vontade de parar, o problema é que eu trabalho e estudo o dia todo e não tem como eu ficar ouvindo vídeos no meu trabalho, eu iria levar umas broncas e com razão ( e com fone de ouvido também não seria diferente!). Por isso que acho os blogs um pouco mais fácil, maaaaaas se você tem essa vida linda e sortuda de que sai da escola e fica em casa sem fazer nada e pode ATÉ dormir depois do almoço: recomendo os vídeos pra você haha brincadeira, mas eu realmente não vejo a hora de ter um pouco de descanso, vou parar de trabalhar em junho mas depois vou fazer um post separado pra isso.
    Enfim, eu consigo raramente assistir alguns vídeos, por isso decidi me dedicar a ver os vídeos de uma pessoa só, me recomendaram os vídeos da Paula e eu estou adorando. Ela foi pra Califórnia em 2010, ainda estou no 25° episódio, e espero conseguir ver todos antes de ir. Segue abaixo o link do vlog e espero que vocês coloquem nos comentários o meu blog como quem indicou os vídeos haha


https://www.youtube.com/watch?v=pahmqkMij4k

09 abril 2014

Presentes para a host family

Quando você é aceito pela sua agência de intercâmbio começa a ansiedade por conhecer a sua host family. É muito importante ter um bom relacionamento com eles, afinal você vai passar um ano dentro da casa deles. Uma boa forma de "agradecer" essa estadia é dando algum presente ou lembrança do Brasil quando você chegar lá. Ainda não comprei os presentes pra minha host family, mais pelo fato de ainda ser cedo e eu querer procurar várias coisas antes e ter certeza de que comprei a coisa certa; mas se você já está prestes a embarcar e ainda não decidiu o que comprar ou sequer pensou nos presentes, eu tenho algumas dicas pra você!


1° Havaianas - "A TOP", é praticamente o melhor presente, nada mais brasileiro que aquelas havaianas com a bandeirinha do Brasil, ainda mais pros estrangeiros que quando pensam nas paisagens brasileiras já lembram das praias (e praia tem tudo a ver com chinelo!) ou até mesmo pelo fato do povo brasileiro ser desencanado e despreocupado com a vida. Se você for moderno demais pra uma havaiana, lembre-se que você não precisa comprar somente uma que contenha alguma das cores da bandeira, existem várias novas opções que também são muito bonitas, assim como mostra a foto.


2° Comidas - você não pode embarcar no avião com nenhum tipo de comida ou bebida, mas vale a pena saber como se prepara a boa e velha caipirinha caso alguém da sua host family tenha curiosidade em conhecer (lembre-se: intercambistas não podem beber enquanto estiverem no programa). Outra dica é que nos EUA por exemplo, não existe coxinha; ta, que é trabalhoso, mas uma vez na vida você procurar uma receita na internet e preparar algumas coxinhas pra sua host family, não vai matar ninguém.

3° Acessórios - invista em pulseiras, brincos, elásticos de cabelo, camisetas, bolsas e tudo o quanto for acessório que quando alguém da sua host usar, todas as outras pessoas saberão que veio do Brasil.

4° Bandeira do Brasil - eles não vão idolatrar a nossa pátria, até porque eles próprios já são muito patriotas, mas vale a pena você levar ao menos duas bandeiras: uma pra você, que pode ser colocada em cima da sua cama, pendurada na mochila, etc; e uma pra sua host, nem que seja para eles guardarem de recordação do nosso país, e de você, é claro.

Passaporte

    O primeiro passo pra quem planeja uma viagem é tirar o passaporte. Se você já está preenchendo ou até mesmo já entregou o application mas ainda não tem seu passaporte, pode ficar tranquilo que é super rápido.
     Você precisa entrar no site da Polícia Federal e agendar uma data pra levar a papelada e requerer o passaporte, pra isso existe uma taxa de R$140,00 (pelo menos quando eu solicitei o meu esse era o valor). Na minha cidade não tem nenhum posto da Polícia Federal, então eu agendei pra ir na cidade mais próxima. É importante não esquecer de levar todos os documentos no dia marcado, lembrando que é necessário levar os documentos originais. Através do site você consegue detalhadamente as informações do que você vai precisar, no meu caso, minha mãe não pode me levar então eu tive que fazer uma procuração específica reconhecida no cartório pro meu tio poder me acompanhar.
    Eu pensava que já iria retirar o passaporte no mesmo dia mas não foi bem assim rsrs a foto você tira lá na hora mesmo e não paga nada. O funcionário da Polícia Federal vai agendar uma data pra você ir retirar o passaporte, o meu demorou duas semanas pra ficar pronto e eu estou simplesmente apaixonada por ele ♥ Ainda falta o meu visto americano pra ele ficar mais lindo, quando eu tiver todas as informações sobre o visto eu faço um post pra vocês.



Segue abaixo o site da Polícia Federal e o meu facebook pra quem tiver alguma dúvida:

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

https://www.facebook.com/giovanna.delourenco.1

08 abril 2014

About my host: i'm in love ♥

    É tudo tão mágico *_* Meu host brother (Lee) fala comigo todos os dias e, detalhe, EM PORTUGUÊS! Isso mesmo, PORTUGUÊS. É claro que ele usa o Google Tradutor mas mostra que ele se importa. Ontem ele fez uma cirurgia no quadril mas já está se recuperando.
    Outra coisa incrível é que um primo da minha host mother também vai receber uma intercambista; ela é italiana e se chama Giulia. Conversei com ela também, ela é adorável (apesar de ser uma Belieber rsrs). Vamos morar perto, estudar na mesma escola e provavelmente nos veremos muito nos fins de semana. É bom saber que eu vou ter alguém lá que entende pelo que eu estarei passando, pois apesar de ser uma experiência incrível também é delicada em alguns sentidos, como a homesick, por exemplo.

Host family

    Sabe o que é sentir o seu coração saindo pela boca? Sentir vontade de gritar pro mundo inteiro ouvir? Foi isso que eu senti quando vi o primeiro e-mail da minha host family! Normalmente é a agência de intercâmbio que envia o e-mail para o intercambista com os dados da família, mas a minha host mother (FOI A PARTE MAIS FOFA NA MINHA OPINIÃO) enviou o e-mail diretamente pra mim, antes mesmo da agência me contatar sobre a família! Quase morri na hora que vi, ela me passou o facebook dela e de toda a família, me adicionou no skype, snapchat e me seguiu no instagram; e ainda disse "WELCOME TO OUR FAMILY". Fiquei super feliz!
    Eles moram em Citronelle (Alabama). Taaaaa, é raro nevar lá mas mesmo assim eu curti hehe Converso todo dia com o meu host brother e várias vezes na semana com a minha host mother; meu host father é mais tímido eu acho rsrs nos falamos poucas vezes mas sempre que estou falando com a minha host mother ela diz que ele está mandando um "oi".

Primeiros passos...

    Quando consegui o dinheiro pra pagar o intercâmbio já corri atrás de resolver toda a papelada. É preciso preencher um application de mais ou menos 30 páginas, que inclui seus hábitos, hobbies, fotografias da sua família e amigos, umas questões medicas e escolares. É importante saber que o preenchimento do application não é difícil, porém é muito trabalhoso. A pior parte é a parte médica; é necessário fazer exame de sangue, de urina e o teste de tuberculose; demora um pouquinho pra sair os resultados dos exames então é bom já ir fazendo essa parte primeiro. #ficaadica
    Depois você precisa fazer uma provinha na agência pra ver se é aprovada, mas fiquem tranquilos que é super fácil, qualquer um com um nível básico de inglês consegue fazer. Feito isso, é só aguardar a resposta da sua aceitação (ou não rsrs).

Vamos falar de números...



Hello again!

Muita gente tem dúvida sobre os preços do intercâmbio, então acredito que não tenha problema nenhum em passar pra vocês já que essas coisas são meio que "padrão" e variam mais por causa do valor do dólar.

Meu intercâmbio que inclui host family, acomodação e todas as refeições dentro da minha casa ficou na seguinte condição:

Ano Letivo - USD 9.179
Taxa SEVIS - USD 200
Taxa CI - USD 280

VALOR TOTAL - USD 9.659
Valor em reais - R$ 24.147,50


-Vale ressaltar que quando eu fiz minha matrícula o dólar tinha subido assustadoramente.


A organização que eu escolhi foi a CI Intercâmbio de Bauru, foi a mais barata e a qual eu fui super bem atendida pela Mariane (gerente de projetos da CI). Quem me indicou essa instituição foi o Murillo que também vai fazer o High School nos EUA.

My first post ♥

Hey guys, what's up?

          Primeiramente, meu nome é Giovanna (me chamem de Gi,beleza?!), tenho 16 anos e vivo no interior do estado de São Paulo. Não sei ao certo quando eu decidi fazer intercâmbio, mas vou tentar resumir pra vocês.
         Meu pai faleceu dois anos atrás e minha vida sofreu várias mudanças, uma delas foi mudar de escola; comecei a estudar em uma escola pública e, sejamos realistas, fiquei super deprimida pois vi que meu sonho de passar no vestibular estava ficando cada vez mais longe. Não foi só eu quem percebeu isso, uma prima do meu pai que mora em Ohio (EUA) também teve esse pensamento e me deu a ideia de fazer um intercâmbio. Minha primeira ideia era de ir para os EUA e ficar na casa dela, achei que como eu já tinha lugar pra ficar facilitaria as coisas e o preço também, é claro. Mas não foi bem assim, ficaria ainda mais caro e mais difícil se eu quisesse escolher onde ficar, aí me veio a ideia ( e o sonho) do high school comum, onde a nossa família é escolhida pela agência.
        Acontece que se eu não tinha dinheiro para pagar a escola, tinha muito menos para um intercâmbio. Tentei várias bolsas, fiz inscrições em várias promoções mas nada deu certo. Resumindo: com uma benção que só pode ter vindo de Deus, minha mãe herdou um apartamento na praia e (milagrosamente, de novo) o valor da venda dividido entre a minha mãe e os outros herdeiros foi exatamente o que eu precisava para pagar meu intercâmbio e parte do valor das passagens. Foi aí que minha abóbora começou a virar carruagem... rsrs Piadinha, porque pra mim ainda parece um sonho :)